2023/01/01

LineageOS entra em 2023 com versão 20

O LineageOS continua de boa saúde como versão Android alternativa, e entra na sua versão 20 com nova app de câmara e muito mais.

As origens do LineageOS remontam ao velhinho Cyanogenmod, mas continuando a ser uma das versões Android de referência para quem quer escapar ao Android fornecido de origem no seu smartphone, assim como se torna numa solução para os dispositivos que deixam de ter direito a actualizações oficiais do fabricante.

O LineageOS 20 altera o sistema utilizado para designar as versões, abandonando a pontuação decimal (não haverá versão 20.1, 20.2, etc.), e entra em 2023 com a promessa de actualizações mais frequentes - não sendo necessário aguardar até Abril pela próxima "grande actualização".
Do lado dos utilizadores, uma das maiores diferenças chega na app da câmara, que passa a ser a nova app Aperture, que utiliza a CameraX da Google como base - e, como tal, não apresenta diferenças "exageradas" face ao que os utilizadores esperam - mas marca o adeus à anterior app ainda baseada na app Camera2.

Escusado será dizer que também inclui as mais recentes actualizações de segurança (de Dezembro). Está oficialmente disponível para duas dezenas de smartphones, incluindo os Pixel, OnePlus, Fairphone e outros, e com suporte da comunidade para muitos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)