2023/01/20

Meta agrupa definições do Facebook, Instagram e Messenger

A Meta diz que vai facilitar a vida aos utilizadores, centralizando a gestão das definições de privacidade das contas do Facebook, Instagram e Messenger num só local.

A Meta tem tido alguns problemas em lidar com os seus diferentes serviços, que numas coisas estão bem integrados mas noutras são tratados como serviços completamente independentes. As definições das contas de utilizadores é algo que tem sido alvo de críticas ao longo dos anos, sendo uma secção extremamente complexa em que a maioria dos utilizadores terá dificuldade em encontrar o que procura. Apesar das tentativas de simplificação ao longo dos anos, ainda há um longo caminho pela frente, e parece que a Meta quer dar mais um passo nesse sentido.

Ao longo dos próximos meses iremos assistir à migração da gestão das contas do Facebook, Instagram e Messenger para o Accounts Center da Meta.
O objectivo é que os utilizadores possam seleccionar opções de privacidade e publicidade, por exemplo, num só local, para os diferentes serviços.

É uma mudança que os críticos dizem que só surge como forma da Meta se tentar precaver contra novos processos europeus de abuso do tracking de utilizadores, que poderiam mudar as definições num lado mas depois descobrindo que não estavam a ser aplicadas nos demais serviços, apesar de todos pertencerem à Meta e poderem assumir que seriam partilhados entre eles.

Esta centralização das definições começa a ser feita a partir de agora, mas será feita de forma gradual ao longo dos próximos meses para o Facebook, Messenger e Instagram.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)