2023/01/14

Stratolaunch supera mais um voo de testes

O maior avião do mundo, o Stratolaunch Roc, superou mais um voo de testes com o Talon-A hipersónico sob as asas.

O Stratolaunch Roc, que é um avião de fuselagem dupla com uma envergadura de 117 metros - maior que um campo de futebol! - superou mais um importante voo de testes.

Foi o segundo voo em que o avião transportou um Talon-A sob as asas, em preparação para a fase de testes seguintes que consistirá em fazer a separação da aeronave hipersónica do avião gigante que servirá como plataforma de lançamento voadora. Com uma duração de seis horas, foi também o voo mais longo efectuado até à data.

Neste momento a empresa ainda não disponibilizou um vídeo deste voo, pelo que se segue o vídeo do primeiro voo com um Talon-A.


O objectivo inicial era criar uma plataforma de lançamento de foguetes orbitais a custo mais reduzido que os lançamentos do solo, mas todo o projecto esteve em risco com a morte de Paul Allen, o criador da Stratolaunch e um dos fundadores da Microsoft (a par de Bill Gates). A empresa acabou por ser comprada pela Cerberus Capital Management, que reajustou a sua utilização para plataforma de desenvolvimento de aeronaves hipersónicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)