2023/02/25

As diferenças dos carros híbridos: PHEV, MHEV e HEV

De acordo com a UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), em Setembro de 2022, a percentagem de veículos movidos a energias renováveis vendidos no nosso país (50,31%) ultrapassou, pela primeira vez, o número de veículos movidos, em exclusivo, a gasóleo ou gasolina.

Estes dados acabam por fazer todo o sentido quando se olha para a maior consciência ambiental dos consumidores e, sobretudo, para o impacto da inflação nos preços dos combustíveis fósseis que os levou até valores incomportáveis para a carteira da maioria dos portugueses. A estes factores, é importante recordar os incentivos financeiros dados pelo governo na compra de veículos movidos a energias alternativas e o menor custo e regularidade das manutenções que estão a abrir caminho a que cada vez mais portugueses decidam apostar neste tipo de veículos que lhes proporcionam uma mobilidade sustentável.

A escolha dentro do leque de oferta de veículos movidos a energias alternativas é grande e variada. Se muitos optam por carros 100% eléctricos, a verdade é que a aposta em carros híbridos tem aumentado, mas dentro desta categoria há muito por descobrir.

Carros híbridos PHEV (híbridos plug-in)

PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) ou, como é comummente denominado em Portugal, híbrido plug-in, é um veículo equipado com um motor eléctrico e um motor a combustão que podem trabalhar de forma independente ou em conjunto.

Até aqui não há grandes diferenças para um híbrido MHEV ou HEV, mas basta começarmos a falar da bateria para que essas se façam sentir. Por exemplo, um híbrido PHEV tem uma bateria maior do que um híbrido MHEV ou HEV e precisa não apenas de atestar o depósito de gasolina e fazer uso do sistema de travagem regenerativa para carregar as baterias do motor eléctrico, como também de realizar o carregamento dessas mesmas baterias em casa ou num posto de carregamento para que o carro atinja a sua plena eficiência.

O maior tamanho das baterias dos PHEV, relativamente a um HEV, acabam por permitir que o condutor percorra maiores distâncias em modo exclusivamente eléctrico, sendo que esgotando a capacidade da bateria, pode continuar a viagem sem interrupção, com o motor térmico.

Caso o condutor prefira modelos PHEV, estes permitem escolher o modo de condução em função da fonte de energia preferida ou melhor aplicável às condições da estrada garantindo uma autonomia superior em relação a veículos exclusivamente movidos a gasolina ou gasóleo. Um PHEV vem com sistema de travagem regenerativa, o que, na prática, permite que a energia cinética das travagens seja reconvertida em energia eléctrica que vai ajudar a carregar a bateria do motor eléctrico enquanto conduz com o auxílio, exclusivo, do motor a gasolina. Em conclusão, um híbrido PHEV acaba por ser uma espécie de meio-termo entre um carro 100% eléctrico e um carro híbrido convencional no que diz respeito ao preço de custo e compromisso com o meio ambiente.

Carros híbridos MHEV

MEHV (Mild Hybrid Electric Vehicle) é aquilo a que podemos chamar um “hibrido leve”, uma vez que utiliza um motor eléctrico alimentado por uma pequena bateria de 48 volts que providencia ajuda ao motor a gasolina ou diesel.

Ao contrário de um PHEV, um MHEV não consegue circular com o auxílio exclusivo do motor eléctrico, uma vez que é alimentado por uma bateria de baixa potência. Nestes veículos, a principal função do motor eléctrico é servir de assistente do motor a combustão oferecendo-lhe uma potência acrescida em situações de maior aceleração, tornando-as mais eficientes do ponto de vista da economia de combustível e redução das emissões de gases poluentes.

Tal como nos PHEV, os MHEV possuem um sistema de travagem regenerativa que ajuda a recuperar a energia cinética das travagens para alimentar esta pequena bateria. Mais baratos, por norma, do que um carro híbrido plug-in ou híbridos totais, os MHEV são o tipo de veículo híbrido mais próximo dos tradicionais veículos movidos unicamente a combustíveis fósseis.

Carro híbrido HEV

Os HEV (Hybrid Electric Vehicles) ou, somente, “híbridos”, são, tal comos PHEV, um tipo de carro híbrido que vem equipado com um motor a combustão e um motor eléctrico que podem funcionar em conjunto ou de forma independente e um sistema de travagem regenerativa que lhe permite reaproveitar a energia cinética, transformando-a em energia eléctrica, para carregar as suas baterias.

Contudo, ao contrário dos PHEV e de carros 100% eléctricos, as baterias eléctricas do HEV não precisam de serem recarregadas com o auxílio de fontes externas, já que o sistema de travagem regenerativa oferece-lhe toda a energia de que precisa.

No arranque e a muito baixas velocidades, os HEV utilizam apenas o motor eléctrico, dado que este fornece a ajuda necessária para uma mais rápida saída de imobilidade e menor gasto energético. O motor a combustão só entra em acção quando o veículo entra em velocidade de cruzeiro, já que este se foca mais na persecução de uma taxa de eficiência mais alta e não tanto na força ou potência

[Pela Estrada Fora]

4 comentários:

  1. Faltou referir que ficam quase todos praticamente sem porta-bagagens.

    ResponderEliminar
  2. Deve ter sido confusão com a conversão de veículos com motor a gasolina para GPL.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho um Prius 3G, HEV, e troquei a bateria aos 200k/13 anos... pelo menos na Toyota, o sistema está optimizado para garantir o funcionamento do carro, e não sei se se aplica o conceito de "ciclos" de bateria, pois em condições normais de condução, sem forçar o carro a andar a elétrico, a bateria do carro mantém-se sempre por volta dos 70~80%

    ResponderEliminar
  4. Não é inteiramente errado o "Faltou referir que ficam quase todos praticamente sem porta-bagagens" porque os primeiros PHEV eram adaptações de versões normais a gásoleo, e aí as baterias eram colocadas na mala, que ficava mais pequena, como por ex. o Volvo V60 Twin Engine

    ResponderEliminar