2023/02/11

Clouflare lança Wildebeest para facilitar criação de servidores Mastodon

Numa altura em que o Twitter está a fechar o acesso gratuito à sua API, a Cloudflare dá uma ajudinha a quem quiser criar o seu servidor Mastodon.

O Wildebeest facilita a criação de servidores compatíveis Mastodon, removendo muita da complexidade associada à criação de tal sistema, e contando com as vantagens adicionais da Cloudflare, como a protecção automática contra todo o tipo de ataques.

Desta forma, qualquer pessoa pode ter o seu servidor compatível com ActivityPub e Mastodon a funcionar em poucos minutos.


No entanto, embora grande parte das funcionalidades estejam acessíveis gratuitamente para quem quiser experimentar e brincar com o serviço, quem estiver a pensar utilizar o Wildebeest para criar um servidor Mastodon mais a sério, terá que optar por um dos planos pagos.

Veremos que impacto terá o fim do acesso à API do Twitter, que irá afectar muitas das ferramentas que permitiam publicar notícias no Twitter de forma automática (apesar de Elon Musk já ter dito que iria haver uma modalidade gratuita), e se isso poderá levar a que mais pessoas se sintam tentadas a trocar o Twitter pelo Mastodon.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)