2023/02/07

Google prepara Chrome a sério para iOS

Antecipando as mudanças que estão para chegar, a Google já começou o trabalho de adaptar o motor de browser Blink para o iOS.

No conjunto de regras que a Apple impõe, existe uma que obriga todos os browsers a utilizarem o motor WebKit disponibilizado pelo sistema. Isto faz com que, mesmo existindo o Chrome, Firefox, Brave, e outros, na App Store, na prática todos eles continuam a ser idênticos ao Safari do iOS em termos funcionais na web. Mas, esse é um dos pontos que em breve poderá mudar, e a Google já se está a preparar para isso.

Tanto do lado da UE como nos próprios EUA começam a aumentar as pressões para que a Apple abra o acesso à plataforma, permitindo app stores alternativas e a possibilidade de instalar browsers que usem os seus próprios motores. E, não querendo perder tempo, a Google já está a preparar para ter o motor Blink usado pelo Chrome/Chromium em versão funcional para iOS.

Por enquanto tudo não passa de um projecto experimental, destinado a avaliar o nível de desempenho que seria possível obter no iOS face ao WebKit imposto pela Apple, e até que as tais alterações de acesso à App Store / iOS sejam efectivamente oficializadas, é assim que se irá manter. Mas, no dia em que a Apple tiver que abrir as portas ao iOS, a Google estará em boa posição para rapidamente lançar um Chrome "a sério" para iPhones e iPads.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)