2023/02/15

Modem Snapdragon X75 pronto para a próxima etapa do 5G

A Qualcomm apresentou o seu novo modem 5G, o Snapdragon X75, que promete ligações 5G ainda mais velozes até 10 Gbps.

O Snapdragon X75 segue-se ao Snapdragon X70 que acompanha o Snapdragon 8 Gen 2, e vem preparado para suportar as revisões 17 e 18 da tecnologia 5G, com esta última a marcar a entrada na fase "5G Advanced". Conta com AI para melhorar as ligações em locais onde o sinal seja mais problemático, e suporta agregação de canais para acelerar as comunicações, com até 5 canais sub-6GHz e 10 canais mmWave. Também suporta transmissões 5G MIMO. Mas, tudo isto necessitará também do suporte das operadoras de telecomunicações, e muitas ainda só agora estão a possibilitar a agregação de 3 canais. O chip vem com velocidades máximas anunciadas de 10 Gbps.

Apesar das novidades e capacidades, o transmissor combinado mmWave e sub-6GHz ocupa 25% menos espaço e usa 20% menos energia comparado com o chip da geração anterior. E, como seria de esperar, também está preparado para suportar ligações satélite - embora não seja referido se para nível de utilização regular ou apenas para situações de emergência.

O software de controlo, a par de um acelerador AI integrado, promete também ser melhor a determinar quais as ligações mais estáveis em cenários como estar num elevador ou entrar numa garagem subterrânea, escolhendo as frequências mais adequadas. Mas, só poderemos pôr isso à prova quando chegar ao mercado, o que só deverá acontecer perto do final do ano, provavelmente a acompanhar smartphones equipados com o próximo Snapdragon 8 Gen 3.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)