2023/02/24

Qualcomm mostra Stable Diffusion em 14 segundos

Com os sistemas AI a estarem no topo das notícias, a Qualcomm aproveita o momento para mostrar o poder dos seus chips a gerar imagens com o Stable Diffusion em apenas 14 segundos.

O Stable Diffusion é um dos sistemas AI que é capaz de gerar imagens com base em descrições, e que começou por ser algo que apenas estava disponível em serviços na cloud. Mas, tratando-se de código open-source, não demorou para que começasse a surgir em apps, que podiam demorar vários minutos a gerar as imagens, e que a Qualcomm aproveitou para optimizar como forma de demonstrar os seus chips, nomeadamente o mais recente Snapdragon 8 Gen 2.

Tirando partido do seu coprocessador AI Hexagon, e de várias optimizações, a Qualcomm conseguiu fazer com que a geração de imagens de 512x512 pixeis no Stable Diffusion 1.5 fosse feita em apenas 14.4 segundos. Para se ficar com uma melhor noção do que isto representa, um developer que tinha tentado correr o Stable Diffusion num Snapdragon 865 com 8 GB de RAM, disse que demorava uma hora(!) a gerar uma imagem de 512x512. E mesmo num iPhone ou iPad recente, que têm uma app Stable Diffusion optimizada, o processo pode demorar mais de 1 minuto.
O que isto demonstra é que este tipo de processamento começará a ficar cada vez mais acessível para ser feito localmente, dispensando uma ligação à internet e o envio de dados para a cloud, potenciando ferramentas cada vez mais poderosas à disposição dos utilizadores.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)