2023/02/09

Seres 5 estreia bateria semi-solid state

O Seres 5, automóvel que conta com apoio da Huawei, vai ser o primeiro no mercado com bateria semi-solid state.

Nas baterias, muitas são as empresas que nos últimos anos dizem estar prestes a lançar baterias de estado sólido, mais seguras e com maior densidade energética. Ainda não é o caso desta, que se fica num processo intermédio.

Esta nova versão do Seres 5 virá com uma bateria semi-solid state de 90 kWh, com promessa de 530 km de autonomia em ciclo WLTP. A Seres é uma empresa que nasceu nos EUA (como SF Motors) e que contou com a participação de um dos co-fundadores da Tesla durante a sua fase inicial, e que desde 2017 se tem focado na produção na China. Em 2021 fez uma parceria com a Huawei, que ajudou no desenvolvimento do Seres 5 e levou à mudança do nome da empresa para Seres.
A grande questão será saber se realmente será o primeiro a chegar ao mercado com estas baterias da Ganfeng, que está em fase de construção de uma fábrica de baterias de estado sólido com capacidade para 20 GWh ano. A Nio também promete para este ano o ET7 com bateria semi-solid state de 150 kWh, com autonomia para 1000 km.

Mas já sabemos como neste mundo da evolução das baterias, as coisas passam-se sempre de forma mais vagarosa do que se desejaria, e ainda irá demorar algum tempo até que estas baterias semi-solid state se popularizem e, posteriormente, sejam substituídas por bateria realmente de estado sólido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)