2023/02/09

Anti-partilha de contas da Netflix chega a Portugal

A Netflix aplicou novas regras em Portugal, que visam impedir a partilha de contas com amigos e familiares.

Depois de ter revelado novas regras que exigiam o login na conta WiFi principal todos os meses, e prontamente ter dito que afinal era engano, a Netflix efectivamente oficializa novas regras anti-partilha que entram em vigor em Portugal, Espanha, Canadá e Nova Zelândia.

Estas regras anti-partilha frisam que a conta Netflix se destina a ser utilizada apenas por pessoas no mesmo agregado domciciliário, que vivam na "localização principal" da conta. Como tal, todos os utilizadores dessa conta deverão ligar-se à rede WiFi principal pelo menos uma ver por mês, com o serviço a utilizar a rede WiFi, IP, localização, e outros dados para determinar essa presença.
Quem quiser manter amigos ou familiares que não vivam na mesma casa, terá a possibilidade de adicionar até dois membros extra no plano premium, e um membro extra no plano standard, que ficam livres destas exigências de localização. Em Portugal estes membros extra terão um custo de 3.99 euros mensais (em Espanha custará 5.99 euros).

A Netflix disponibiliza ainda uma nova página de gestão da conta, onde mostra os dispositivos com login feito e com possibilidade de se fazer logout desses dispositivos; e também dá possibilidade a membros de uma conta transferirem os seus perfis para uma nova conta, para que possam levar consigo o seu histórico de visualização na Netflix.

Não deixa de ser curioso que Portugal tenha sido um dos países seleccionados desde já para este novo sistema, o que nos faz pensar que seria interessante se a Netflix disponibilizasse estatísticas sobre estes dados de utilização de uma conta a partir de diferentes locais geográficos de forma consistente por mais de 30 dias.

5 comentários:

  1. Alternativas ou ideias? Não será possível partilhar entre vizinhos, usando como localização principal um WiFi tipo de um supermercado próximo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais barato será cada um pagar a sua subscrição ou pagar o extra.

      Se dinheiro não fosse o problema, podem alugar um IP dedicado num serviço de VPN que tenha tal extra, de preferência associado ao país cujo catálogo querem ter acesso, e certificarem-se de que se ligam todos através dessa VPN com IP dedicado à Netflix usando a mesma conta da Netflix. Isto não faz sentido numa partilha com vizinhos, mas pode fazer sentido por exemplo se tiver Netflix a funcionar só em caixas Android e/ ou computador/ tablet e andar por exemplo entre várias casas/ empresas suas ou está frequentemente em hotéis com boa Internet... pode ligar a caixa Android ou um router dedicado via wireguard vpn para obter a melhor velocidade de ligação e ver a Netflix como deve ser.

      Não vou sugerir nenhum serviço de VPN, porque existem dezenas, e não utilizo Netflix, pelo que não tenho experiência para saber qual funciona ou não... se bem que só alguns é que terão a opção de arranjar um endereço IP dedicado.

      Também é possível teoricamente meter um router com servidor VPN (wireguard vpn é o recomendado) na localização (casa, sua empresa, etc.) que tiver melhor ligação de Internet e com tráfego ilimitado para ligar-se sempre aí. Mas só recomendo isto para quando a conta é para partilhar exclusivamente entre familiares do núcleo (pais e filhos), lembre-se que qualquer coisa que vá pela VPN como acederem a conteúdos ilegais pode levar a polícia até essa morada... idealmente até limita o acesso da VPN a apenas à Netflix de forma a conter eventuais abusos até de eventuais filhos ou outras pessoas com quem partilhe a VPN para aceder à Netflix.

      Eliminar
  2. falta saber como vão controlar...ip da ligação do dispositivo principal?

    ResponderEliminar
  3. E como irão controlar o IP de quem usa sempre VPN?

    ResponderEliminar