2023/02/20

Tesla FSD reduz colisões e aceita comentários de voz

A Tesla fez mais uma actualização ao modo Autopilot FSD Beta (v11.3) que traz algumas melhorias interessantes.

O modo FSD tem tido um percurso bastante difícil, estando prometido há anos mas só recentemente se aproximando das capacidades prometidas e, por agora, estando num perpétuo estado "beta" sem qualquer data concreta para ser lançado de forma oficial. Mas, aos poucos, a Tesla tem feito melhoramentos, e desta vez temos algumas novidades e avanços relevantes.

Nesta versão a Tesla vai mudar o sistema de controlo que era utilizado nas auto-estradas e vias-rápidas, que ainda utilizava um sistema antigo (com mais de quatro anos) concebido para usar apenas uma câmara e analisar apenas um frame de cada vez. A condução passará a ser controlada pelo sistema AI mais avançado, que tem em consideração todas as câmaras e permite lidar com casos mais complexos, além de resultar numa condução mais suave e natural.

Também temos melhorias no sistema AEB (Automatic Emergency Braking) de travagem de emergência automática, que passa a ter em consideração carros que possam passar sinais vermelhos, STOPs, e ignorar o direito de prioridade. Com sistema de previsão de movimentos melhorado, a Tesla diz que este novo sistema teria evitado 49% das colisões que acontecem nestas circunstâncias - e isto aplica-se tanto à condução em modo Autopilot como em modo manual.

Além de muitas outras melhorias a diversos níveis, incluindo coisas como reconhecimento de "objectos estranhos" na estrada, esta versão permite também aos utilizadores que enviem uma mensagem de voz ao enviarem feedback do sistema para a Tesla. Desta forma poderão explicar de forma imediata as situações que testemunharam, e dar à equipa da Tesla informação que ajudará a analisar o caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)