2023/02/20

Notícias do dia

WhatsApp com modo PiP em iOS; Starlink testa serviço de roaming mundial por $200; iPhone original vendido por 63 mil dólares em leilão; análise aos repetidores WiFi Devolo 3000 e 5400; Blue Origin diz que pode fazer painéis solares com regolito lunar; extensão ChatGPT para o Google Sheets; Microsoft limita AI do Bing a 5 respostas para evitar "alucinações"; e Twitter limita autenticação 2FA via SMS a subscritores Blue.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.

Meta lança subscrição como o Twitter

Mark Zuckerberg segue o exemplo de Elon Musk e também está a lançar um serviço de subscrição para o Facebook e Instagram, que dá acesso a uma marca de verificação azul, e que chega com preço mais caro do que o Twitter Blue.

A subscrição Meta Verified custa $11.99 por mês ($14.99 se comprado via app por causa das comissões da App Store), e por agora fica disponível na Austrália e Nova Zelândia, com promessa de expansão a outros países em breve. Algo que poderá ser apreciado / detestado, é que ao contrário do serviço do Twitter, onde o pagamento dá direito imediato à "verificação", neste serviço da Meta será preciso disponibilizar um documento oficial para validar a identidade.


Outlook está a deixar passar spam e phishing

Se utilizam o Outlook deverão ficar duplamente alerta com os emails que recebem. Os filtros anti-spam e anti-phishing parecem ter deixado de funcionar, inundando os utilizadores com dezenas ou centenas de email de spam e também de phishing.

Um dos mais frequentes tenta assustar os utilizadores para acesso indevido da sua conta Microsoft, mas redirrecionando a potencial vítima para sites de phishing que tentam obter as suas credenciais de login na conta MS / Outlook. Ter cuidado ainda mais redobrado com este tipo de emails, e todos os outros que solicitem autenticação em qualquer serviço.


Apple Watch salva vida de utilizador

Temos mais um caso da utilidade dos wearables modernos, que neste caso fez a diferença entre a vida e morte. Um utilizador foi fazer uma sesta depois do almoço por se sentir cansado, e quando acordou viu que o seu Apple Watch tinha uma dezena de alertas devido a frequência cardíaca elevada. Depois de ter feito uma consulta remota com um médico e se ter dirigido ao hospital, descobriu-se que tinha uma hemorragia interna e estava já numa situação bastante crítica.

É certo que se tratam de casos pouco frequentes - felizmente - mas, é precisamente nestes casos excepcionais que se pode ver o impacto significativo que algo como um smartwatch pode ter na vida das pessoas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O Zigbee é um protocolo de baixo consumo criado para coisas como a automação doméstica, iniciado em 2002 pela Zigbee Alliance. Permite criar sensores e dispositivos wireless a pilhas / baterias com autonomia para mais de um ano, numa rede mesh autoconfigurável que permite que alguns dispositivos expandam o alcance da rede de forma automática.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)