2023/02/19

A história do Project Harp - o canhão espacial

Chegar ao espaço não é fácil, e houve quem tentasse fazê-lo usando canhões gigantes com o Project Harp.

No clássico "Da Terra à Lua" de Júlio Verne, um grupo de pessoas chega à Lua enviada numa cápsula disparada por um canhão gigante. Embora tal nunca tenha sido replicado na realidade, houve quem explorasse a ideia de utilizar canhões para enviar cargas para o espaço.

O Project Harp decorreu durante a década de 50 e 60 do século passado, e visava explorar a utilização de canhões como método de potencialmente disparar cargas orbitais. Sabendo que, nos foguetes, a maior parte da sua massa é o combustível necessário, qualquer método de atingir órbita em que essa massa fosse transferida para um método de propulsão exterior, seria muito mais eficiente.

Claro que houve toda uma série de dificuldades que este projecto teve que enfrentar no desenvolvimento destes mega-canhões e das cápsulas de lançamento, mas ainda assim conseguiu obter o recorde da mais alta altitude atingida por um projéctil disparado por canhão, com um impressionante valor de 180 km(!) - recorde que ainda hoje se mantém.

Veremos se nos próximos anos esse recorde será batido pela Spinlaunch, que recuperou a ideia de querer "atirar coisas para o espaço", e cuja evolução parece estar a decorrer a bom ritmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)