2023/02/05

Tiny11 emagrece o Windows 11 para os 8GB e 2GB RAM

Quem precisar de um Windows 11 mais eficiente vai gostar deste Tiny11 que faz uma instalação em apenas 8 GB e precisa apenas 2 GB de RAM para funcionar.

Se acham obsceno que uma instalação "limpa" do Windows 11 ocupe desde logo mais de 20 GB em disco, vão apreciar o trabalho de limpeza feita pelo criador deste Tiny11 que tem por base o Windows 11 Pro 22H2. O ISO de instalação é de apenas 3 GB, mas a parte de destaque é que o Windows 11 resultante fica a ocupar 8 GB de espaço em disco (poderia poupar-se mais usando-se a compressão em disco), e o sistema fica funcional com apenas 2 GB de RAM.

Apesar dos cortes, mantêm-se as apps tradicionais como o Calc, Notepad, Paint, etc. e também a Microsoft Store. Por outro lado, a remoção do Windows Component Store (WinSxS) significa que não é possível instalar novas línguas ou funcionalidades do sistema. O sistema de actualizações também fica limitado a actualização de drivers, definições de segurança e .NET, mas não assegurando a actualização para novas versões do Windows 11.

O Tiny11 poderá ser usado para quem tiver um Windows 10 numa máquina que oficialmente recusa a instalação para o Windows 11, e também se torna atractivo para quem procurar um Windows 11 compacto para correr como máquina virtual.

É pena que o significado de Windows "compacto" nesta era já não tenha nada a ver com o significado de "compacto" de outras eras - em que se podia ter um sistema operativo com ambiente gráfico em menos de 50 MB e a funcionar em computadores com 16 MB de RAM - mas, é o preço a pagar por quem se quiser manter com o Windows.



2 comentários:

  1. Este corria com 8MB de RAM e arrancava de uma floppy disk com 1.4MB :P - o mais impressionante que vi com ambiente gráfico multi tasking com tão poucos requisitos http://toastytech.com/guis/qnxdemo.html

    ResponderEliminar