2023/02/05

NAS Storaxa faz sucesso no Kickstarter

Este NAS da Storaxa tem muito para oferecer, por uma fracção do preço das marcas mais conhecidas.

Considerando que um NAS se torna, a certo ponto, praticamente obrigatório para centralizar o armazenamento de dados e backups nas casas mais tecnológicas, são muitas as pessoas que dão por si a considerarem criar o seu. Hoje em dia podemos criar um NAS até com algo tão pequeno como um Raspberry Pi, mas as coisas complicam-se quando se deseja algo num nível mais elevado - patamares em que até as marcas tradicionalmente mais económicas de NAS começam a cobrar valores que fazem reconsiderar o investimento. Daí o volume de interesse que este Storaxa tem gerado.

Lançado como projecto no Kickstarter, este NAS Storaxa permite ter até 5x discos/SSDs SATA, 4x SSDs M.2, 4x portas USB de até 1GB/s, WiFi 6, microSD, e 4x portas Ethernet 2.5 Gbps - e com possibilidade de upgrade para 10 Gbps. Vem com CPU Intel e 16 GB de RAM, também com possibilidade de upgrade para CPUs melhores, e tem um preço a começar nos 239 dólares (sem discos).
O objectivo do projecto era angariar 5 mil dólares mas já vai em mais de 1.7 milhões de dólares com mais de 5300 apoiantes.

Toda a parte do software é open-source, recorrendo ao TrueNAS, OpenWRT e Proxmox.

As entregas estão prometidas para Junho, havendo sempre que considerar a parte do risco destes projectos de crowdfunding, onde muitas vezes os prazos não são cumpridos, e onde por vezes o projecto nem sequer resulta em produtos funcionais entregues aos apoiantes.

4 comentários:

  1. Tenho um pledge.

    Esperemos que seja entregue. Faz um match perfeito no que procuro num NAS. Além de terem dado feedback activo em vários pedidos pelos supporters.

    ResponderEliminar
  2. Parece interessante mas com os custos alfandegários o valor final deve ficar muito inflacionado, já para não falar na demora do processo burocratico.
    Agora se fosse uma iniciativa MadeInEU a coisa seria bem mais interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que referem no kickstarter inclui todos os custos. Preço final com vat e custos alfandegários. Será enviado via Europa.

      Eliminar