2023/02/05

A injusta má-fama das caixas CVT

No mundo das transmissões automáticas, as caixas de variação contínua (CVT) têm uma má fama que não será verdadeiramente justificada.

Mesmo numa altura em que muito aderem aos carros eléctricos e dizem adeus ao tradicionalismo das caixas de transmissão, o tema das caixas automáticas continua a ser um tópico sensível entre os fãs dos automóveis. Mesmo entre aqueles que não entram no fundamentalismo das caixas manuais, as caixas CVTs são muitas vezes ostracizadas mesmo por quem aceita caixas "automáticas" como as de dupla-embraiagem. Mas, na verdade, as caixas CVT são as caixas "perfeitas" para a transmissão de um motor a combustão, e por esse motivo são a opção de marcas como a Subaru para modelos recentes como o Subaru WRX.

Embora o tal tradicionalismo obrigue que, muitas vezes, este tipo de caixa seja utilizada de modo a simular velocidades manuais, quem estiver disposto a aproveitá-las na sua plenitude poderá desfrutar de coisas impossíveis nos demais tipos de transmissão, como conseguir fazer acelerar o carro enquanto vê as rotações de motor reduzirem-se.


Não foi por acaso que em 1993 a Williams foi proibida de utilizar uma caixa CVT na Formula 1, passando o regulamento a exigir uma caixa de velocidades com 4 a 7 relações fixas a partir do ano seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)