2023/03/31

Bing AI começa a mostrar publicidade nas respostas

A Microsoft já vai à frente no processo de tornar o seus assistente AI lucrativo, começando a apresentar publicidade nas pesquisas do Bing AI.

Diz-se que a Google adiou o lançamento do seu sistema AI (que tinha mostrado há vários anos) por não encontrar forma de o tornar rentável. Pois bem, a MS não só adicionou um assistente AI a praticamente todos os seus produtos numa questão de poucos meses, como também parece já ter encontrado forma de ganhar dinheiro com isso integrando publicidade nos resultados das conversas com o assistente.

Embora por agora ainda esteja em teste e não se tenha um formato finalizado, a ideia é que, quando um utilizador perguntar por algo como um carro económico, o Bing AI poderá apresentar resultados derivados de publicidade - no caso que se segue, com indicação clara de que se tratam de resultados publicitários.


A parte interessante é que, se não fosse a indicação explícita de que se trata de publicidade, seria extremamente difícil distinguir isso de uma conversa normal e de resultados obtidos sem componente publicitária. Aliás, estes sistemas AI serão perfeitos para integrar publicidade de forma bastante natural no meio de uma conversação ou resultado de uma pesquisa. Faz-nos pensar como é que a Google não terá pensado nisso durante estes anos em que se deixou ficar para trás...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)