2023/03/23

BMW cria fábrica virtual no Nvidia Omniverse

A BMW está a validar a sua futura linha de produção para automóveis eléctricos de forma virtual usando o Omniverse da Nvidia.

É incrível assistir à evolução das ferramentas digitais. Se em tempos se ficava maravilhado com o AutoCAD para todo o tipo de desenhos técnicos, e depois pasmado com as capacidades de simulação de produtos complexos no SolidWorks, agora chegamos a um ponto em que se pode simular toda uma fábrica. Com o Omniverse da Nvidia, a BMW está a planear as suas linhas de montagem e a produzir carros virtualmente, apesar da fábrica ainda estar em construção e só entrar em funcionamento em 2025.

Este sistema permite simular e visualizar todos os elementos de uma fábrica, incluindo estudar o posicionamento mais eficiente de robots, assegurando que têm acesso aos produtos e componentes necessários, e que umas ferramentas não atrapalharão o movimento de outras.

Não me admiraria se, daqui por mais alguns anos, começarmos a ter ferramentas desta complexidade aplicadas a jogos de simulação, para quem quiser levar as coisas a um nível mais extremo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)