2023/03/23

Samsung "remaster" adiciona dentes a bebé

Depois da polémica com a lua falsificada, os modos de melhoria de fotos da Samsung voltam a dar que falar ao adicionarem dentes a bebés.

Um pai ficou surpreendido, ao testar o modo Remaster das fotos no seu Samsung Galaxy S23 Ultra, ao descobrir que o processo de melhoria de fotos da Samsung adicionou dentes ao seu bebé de sete meses. Este é mais um caso que levanta a questão sobre se não se estará a ir longe demais a nível da manipulação das fotos, nomeadamente ao nível de adicionar coisas que não estão na imagem.

O caso pode ser desvalorizado por se tratar de um processo que tem que ser seleccionado manualmente e não é aplicado de forma automática no momento de tirar a foto. Mas, mais uma vez, a explicação da Samsung deixa bastante a desejar.
A Samsung diz que o modo Remaster das fotografias apenas "remove sombras e reflexos para fazer com que as fotografias fiquem melhores"; mas nenhum desses processos seria capaz de criar dentes "por magia", denunciando que existe processamento adicional que está a ser feito, e que adiciona às fotos coisas que simplesmente não existem na imagem captada (ao estilo do que é feito com a lua).
É certo que há apps e smartphones que oferecem filtros de "beleza" que podem fazer coisas como remover imperfeições da pele, ou tornar os dentes mais brancos, mas quando se chega ao ponto de começar a adicionar dentes a rostos que não têm dentes talvez esteja na altura de reconsiderar se não se terá ido longe demais.


Pessoalmente, confesso que estava à espera de ver alguém a apanhar uma foto de um semáforo com luz amarela a ser substituído por uma lua, ao estilo do Autopilot da Tesla que pensava que a lua era um semáforo...

2 comentários:

  1. Não me liguem, estou só à espera do Samsung fanboy vir choramingar. Não demores muito que já fiz as pipocas.

    ResponderEliminar
  2. Uau, agora até já se critica a Tesla em posts não-Tesla

    ResponderEliminar