2021/07/26

Tesla Model 3 confunde lua com semáforo

Um Tesla Model 3 ficou baralhado com a Lua, pensando que se tratava de uma semáforo amarelo, insistindo em desacelerar numa via rápida.

Servindo como mais um exemplo das imensas dificuldades em desenvolver sistemas de condução completamente autónomos, eis um caso caricato que demonstra o quanto ainda se tem que evoluir nesta área. Neste caso caricato, o Autopilot de um Tesla Model 3 ficou baralhado com a lua, confundindo-a com um semáforo amarelo. Em resultado disso, tentava repetidamente desacelerar, apesar de seguir numa via rápida completamente desimpedida.


É certo que a Tesla se iliba destas questões com o requisito de que os condutores devem permanecer com as mãos no volante e manter atenção permanente, mas a questão volta a demonstrar como até coisas que se podem considerar "básicas" continuam a ser uma "dor de cabeça" para os sistemas de condução autónomos. E considerando que, no limite, estes sistemas serão responsáveis por vidas humanas, talvez não se devessem fazer tantas promessas de forma leviana, mesmo tendo em conta que essas promessas têm sido feitas há anos de que estão "para breve", e ano após ano, o tempo vai demonstrando que não é bem assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)