2023/03/12

Samsung usa lua falsa para melhorar fotografias

Quem tirar uma foto da Lua com o seu smartphone Samsung, estará apenas a inserir uma lua pré-gravada na fotografia.

Apesar dos avanços nas câmaras e fotografia computacional, um teste revela que nalguns casos os resultados que obtemos nem sequer representam aquilo que realmente fotografamos.

Um utilizador decidiu pôr à prova o chamado "Space Zoom" da Samsung, que a marca sul-coreana descreve como sendo um sistema que usa AI, super-resolução, e toda uma série de outras tecnologias para melhorar a qualidade da imagem. Só que, desta vez, para ver se realmente é mesmo isso que está a ser feito, optou por tirar uma foto a uma imagem da lua propositadamente filtrada para que não tivesse qualquer nível de detalhe. Daí, a grande surpresa do resultado, com a fotografia final do smartphone a continuar a apresentar detalhes da Lua que, relembre-se, não existiam.
Uma segunda ronda do teste, tirando-se uma foto a duas luas (uma visível completamente, outra apenas metade) volta a revelar o sistema, com apenas uma das luas a receber o tratamento de aplicação da lua falsificada, e com a outra e mostrar aquilo que efectivamente deveria ser o resultado da fotografia.

Não deixa de ser vergonhoso ver grandes fabricantes a dedicar recursos à falsificação de fotos através de sistemas como este, que apenas pretendem iludir os consumidores com os resultados dos seus "fantásticos mega-zooms" nos smartphones, mas que depois não representam os resultados reais em todas as demais fotos.


Actualização: o modo remaster da Samsung também adiciona dentes a bebés.

14 comentários:

  1. Onde chega a falta de vergonha... 🤢🤮

    ResponderEliminar
  2. https://www.inverse.com/input/reviews/is-samsung-galaxy-s21-ultra-using-ai-to-fake-detailed-moon-photos-investigation-super-resolution-analysis

    ResponderEliminar
  3. A fotografia computacional pode inventar para dar um aspecto final melhor, pode ser um céu azul artificial, umas nuvens mais contrastadas ou até a reconstrução de letras numa imagem onde o ruído se sobrepoe, ou seja, a lua artificial é só mais um dos elementos que como é visível de qualquer parte do mundo pode justificar-se, desde que não apareçam luas em quaisquer outras imagens onde não é suposto, está bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há diferenças, e limites.
      A fotografia computacional pega nos dados fornecidos pelo sensor, e tenta melhorá-los, através do processamento de múltiplos frames, com múltiplas exposições, etc. mas sempre com base nos pixeis que realmente foram captados.
      Neste caso, passa-se esse limite, e faz-se o "paste" de uma imagem pré-definida, independentemente dos pixeis que se tivessem captado.

      Eliminar
    2. O MKBHD fez o mesmo teste e diz que não notou o exagero que o redit reportou no teste https://www.youtube.com/watch?v=1afpDuTb-P0

      Eliminar
    3. É vergonhoso é um jornalista fazer um comentário destes "Não deixa de ser vergonhoso ver grandes fabricantes a dedicar recursos à falsificação de fotos através de sistemas como este". Não é parcial e já está a dar a sua sentença. Valia mais ir ralhar com a maçã podre por a tão afamada Ilha Dimamica não servir para quase nada... tal a inovação por aquelas bandas!

      Eliminar
    4. Não sabia que dizer a verdade agora era ser parcial e vergonhoso.
      Bem, quando gente burra entra na conversa são estas coisas que lemos...

      Eliminar
    5. Tinha que vir um anormal baixar o nível da conversa... e depois os burros são os outros!

      Eliminar
  4. Primeiro esta notícia cheira a inveja de quem usa iphone e não consegue fazer o que a Samsung faz e segundo, o Photoshop é usado muitas vezes a nível profissional e ninguém se queixa.

    ResponderEliminar
  5. A Samsung avisou que usava a AI para pós-processamento. Não falsifica a imagem! Lá que o iTretas não tenha, não vale a pena ficarem chateados, mudem para a Samsung que a azia passa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, agora já vi o porquê do burro ter dito o que disse. Este é fanboy da samsung. Oh idiota, ninguém aqui está a defender a Apple, mete lá o "fanboyism" naquele buraquinho que tens por trás que ninguém quer saber de opiniões sem fundamentos como as tuas.

      Eliminar
    2. Aqui ninguém disse nada... escreveu. Mas já vi que além de não teres nível nenhum, és apenas e tão só uma vaterona brejeira sem inteligência e sem argumentos. Vai lá ver se o teu iTretas faz alguma coisa de jeito... oh palhaço!

      Eliminar
    3. Ai tão ofendidinho que o menino ficou, chora aí mais um bocadinho. Não preciso de iTretas nenhum, não compro telemóveis de merda desses nem como os teus da samshunga. Só idiotas do teu nível é que gostam de mandar dinheiro para o lixo para depois terem fotos falsificadas e fazerem de conta que a camera é boa.

      Eliminar
    4. Caro Virgilio, aceito plenamente que tenha problemas pessoais contra marcas X ou Y, mas tratando-se de um espaço público, acho que compreenderá que se exija um mínimo de civismo nos comentários, e que não sejam feitos meramente para inflamar discussões.

      Como tal, agradece-se que contribua para uma discussão civilizada e produtiva dos respectivos tópicos abordados.
      Obrigado

      Eliminar