2023/03/11

Bug Nvidia causa uso excessivo de CPU após jogos

Se têm um GPU Nvidia é recomendável actualizar o driver, devido a um bug que causava uso de CPU excessivo.

É normal que, durante os jogos, o CPU e GPU estejam a ser levados ao limite e a serem utilizados ao máximo. O que não é normal é que esse tipo de processamento se mantivesse após se sair do jogo, e era precisamente o que estava a acontecer devido a um bug nos drivers Nvidia.

Muitos utilizadores notaram que, após encerrarem um jogo, o sistema mantinha um processo da Nvidia com consumo excessivo de CPU - isto no driver versão 531.18. O efeito seria ainda mais pronunciado em portáteis, já que este consumo excessivo se traduziria imediatamente numa autonomia mais reduzida, gastando a bateria com maior velocidade.

Este é o driver que também estreia um sistma de super-resolution que promete melhorar a qualidade de vídeos de baixa-resolução no Chrome e Edge, desde que se tenha uma placa RTX.

O bug já foi resolvido no driver versão 531.26 que está a ser disponibilizado como hotfix e que terá que ser instalado manualmente. Em alternativa, quem não estiver a ser afectado pelo problema, poderá simplesmente aguardar pela disponibilização do driver através do processo de actualização automática dos drivers.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)