2023/03/11

Ford F-150 Lightning não escapa ao risco de incêndio

A Ford recolheu duas dezenas de pickups F-150 Lightning, na sequência de um modelo que se incendiou espontaneamente.

Também a Ford está a lidar com problemas de baterias, mas que por agora parecem estar limitadas a poucas dezenas de unidades. Depois de um incêndio num dos seus veículos, a Ford diz que conseguiu determinar que o problema teve origem numa série bastante limitada de baterias da SK On produzidas na fábrica da Georgia nos EUA, que já foi corrigido e permitiu retomar a produção - que tinha sido suspensa no início de Fevereiro após o relato inicial de incêndio.

O problema dos incêndios espontâneos nos automóveis eléctricos é algo que tem atormentado a transição dos veículos a combustão, havendo casos em que os problemas nas baterias podem afectar milhares de veículos, como aconteceu com os Chevy Bolt. No entanto, é preciso relembrar que a taxa de incêndios nos automóveis eléctricos é uma fracção daquela que acontece nos veículos a combustão - que sofrem centenas de incêndios por dia, só nos EUA. A grande diferença é que nos automóveis a combustão o risco de incêndio acontece enquanto o carro está a circular, enquanto nos automóveis eléctricos o risco de incêndio pode acontecer enquanto o carro está parado na garagem ou, particularmente, quando está a ser recarregado, podendo ocorrer durante a noite.

Por via das dúvidas, e no caso de ainda não terem um detector de fumo / incêndio na garagem, é algo que se torna indispensável caso se opte por um automóvel eléctrico.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)