2023/03/11

NASA marca Artemis 2 com astronautas para Novembro de 2024

Apesar de alguns detalhes que estão a ser revistos, o sucesso da missão Artemis I dá confiança à NASA para marcar a missão Artemis II para Novembro de 2024.

Depois de muitos, muitos, atrasos, a missão Artemis I - não tripulada - foi finalmente lançada no final do ano passado, pondo à prova o foguete SLS e a cápsula Orion. A missão foi bem sucedida, com o regresso da cápsula em segurança e abrindo caminho para a primeira missão tripulada, que fará uma viagem até à lua marcada para Novembro de 2024, ainda sem alunagem, em preparação para o passo seguinte de voltar a colocar astronautas no solo lunar.

Apesar de terem sido detectadas algumas anomalias no escudo de protecção térmico, com um desgaste diferente e mais acentuado do que tinha sido simulado nos modelos de computador, a NASA considera que a diferença não justifica atrasos no planeamento, já que o escudo cumpriu a sua função e ainda assim manteve uma margem de segurança suficiente para assegurar a protecção da cápsula na reentrada. Ainda assim, o sistema de modelação será revisto para permitir uma melhor previsão do estado do escudo térmico nas próximas missões.

Poderemos estar prestes a ver uma verdadeira "corrida até à Lua", já que do lado da SpaceX de Elon Musk também se ultimam os preparativos para o primeiro lançamento orbital da Starship e, conhecendo-se a velocidade com que a empresa tem avançado, não seria descabido imaginar que se aventurasse com uma potencial viagem à volta da lua ainda este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)