A missão inicial que marca as intenções de voltar a levar astronautas até à Lua foi bem sucedida. Esta primeira missão do programa Artemis tinha como objectivo validar o foguete SLS e a cápsula Orion, fazendo uma viagem em redor da Lua - por agora apenas com manequins a bordo equipados com sensores para avaliar as condições do voo. Claro que tudo isso deixaria de ter grande valor no caso da cápsula não conseguir fazer a reentrada, mas felizmente tudo correu como era suposto, terminando com a habitual amaragem no mar.
Splashdown.
— NASA (@NASA) December 11, 2022
After traveling 1.4 million miles through space, orbiting the Moon, and collecting data that will prepare us to send astronauts on future #Artemis missions, the @NASA_Orion spacecraft is home. pic.twitter.com/ORxCtGa9v7
A missão Artemis II deverá repetir este trajecto, mas desta vez com astronautas reais a bordo, seguindo-se a missão Artemis III que irá finalmente fazê-los pousar na Lua.
O objectivo inicial era que esse regresso à Lua fosse feito em 2024, mas esta data parece ser demasiado ambiciosa, falando-se que isso só venha a acontecer em 2026 ou ainda mais tarde.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)