2023/03/14

Homem abre Tesla Model 3 errado e segue viagem

No Canadá, um homem enganou-se e conseguiu abrir e conduzir um Model 3 que não era o seu.

Muitas pessoas já terão passado pela experiência de tentar abrir um carro idêntico ao seu mas que não é o seu. Algo que não é tão incomum quando se tem um carro parecido num parque de estacionamento, ou mesmo lado a lado. É algo que normalmente fica imediatamente resolvido ao se descobrir que não se consegue abrir a porta; mas não foi isso que aconteceu neste caso que ainda está a aguardar esclarecimentos.

Neste caso, o indivíduo conseguiu entrar num Tesla Model 3 que pensava ser o seu e que estava estacionado ao lado, usando o smartphone para o desbloquear tal como fazia habitualmente com o seu, e seguiu caminho com o carro para ir buscar os filhos à escola. Só passado algum tempo começou a notar algumas diferenças, nomeadamente uma rachadela no pára-brisas, que ainda originou uma discussão com a esposa, por pensar que tivesse sido ela. E só mais tarde foi contactado pelo verdadeiro dono do carro, que conseguiu descobrir o seu número de telefone num papel que estava no Model 3 estacionado.

O indivíduo surpreendido parou e saiu do carro, só então reparando que o carro tinha jantes diferentes das suas, mas ainda assim voltou a conseguiu entrar e voltar a por o carro em marcha, repetindo a dose.
A explicação mais plausível para o sucedido era que o Model 3 em questão tivesse uma chave no interior e tivesse sido deixado destrancado, mas os envolvidos asseguram que não é o caso e que se trata de uma flagrante falha de segurança que terá que ser analisada pela Tesla.

Se o problema fosse generalizado, e tendo em conta a quantidade de Model 3 na estrada, e o escrutínio adicional de inúmeros investigadores de segurança e hackers que se dedicam a analisar a segurança dos Tesla, é de imaginar que uma falha deste tipo já tivesse sido descoberta. Ainda assim, é algo que convém que fique esclarecido o mais rapidamente possível, embora provavelmente acabe por se verificar que tivesse sido mesmo uma chave deixada no interior do carro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)