2023/03/15

iOS 16.4 faz regressar animação de virar páginas

A Apple vai fazer regressar a característica animação de virar páginas no iOS 16.4.

Entre as muitas alterações do iOS 16, houve uma que desapontou os fãs de longa data que liam ebooks no Apple Books, que foi o desaparecimento da animação que replicava o efeito de virar as páginas de um livro físico de papel. É algo que data desde os primórdios do iPhone, quando adoptava o design skuomórfico de replicar objectos físicos, mas que sempre foi apreciado pelos utilizadores. Um apreço que parece ser reconhecido pela Apple, que volta a aplicar a animação de virar a página no iOS 16.4 beta.

O Apple Books terá a animação activada de origem, mas os utilizadores poderão também optar por usar uma animação de deslizar a página, ou optar por não ter qualquer efeito visual na mudança de página.
Outra novidade do iOS 16.4 é que o consumo do ecrã no modo always-on passará a ser contabilizado e exibido na secção de consumos da bateria. Algo que permitirá ficar com uma melhor ideia do impacto que essa opção tem, e que assim ajudará os utilizadores a tomarem uma decisão mais informada sobre se se justifica manter o modo always-on ou não. Por outro lado, também se passará a ter controlo sobre o modo always-on através das automações no Shortcuts, pelo que será fácil criar uma rotina para manter o modo always-on durante um horário em que isso seja conveniente, e desactivá-lo durante os períodos em que não se tira partido disso.


O iOS 16.4 está actualmente na versão beta 3, pelo que já não deverá demorar muito para que seja lançada a versão final para todos os utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)