2023/03/15

Meta prepara rede social alternativa ao Twitter

Mark Zuckerberg não quer deixar passar a oportunidade de descontentamento em torno do Twitter, preparando uma nova rede social que funcione como alternativa.

Apesar de muitos utilizadores se estarem a reunir no Mastodon, Zuckerberg quer aproveitar a prolongada fase de turbulência no Twitter para avançar com a sua própria alternativa: uma nova rede social, simplificada em relação ao Facebook e Instagram, que replique a facilidade de utilização do Twitter.

Pode dizer-se que seria apenas "mais uma nova rede social igual a tantas já existentes", mas aquilo que a Meta tem é o imenso poderia de contar com milhares de milhões de utilizadores, muitos dos quais estariam automaticamente predispostos a utilizar um novo serviço da mesma família.

Para pontos extra, Zuckerberg poderia fazer com que esta rede social também fosse compatível com o ActivityPub, que alimenta o Mastodon, o que agradaria tanto às entidades reguladores como a muitos utilizadores que lutam contra o isolamento das plataformas.

Veremos como é que isto corre, já que também sabemos que, com a mesma facilidade com que os gigantes tecnológicos lançam novas ideias e projectos, também rapidamente podem mudar de ideias e encerrá-los sem qualquer explicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)