2023/04/23

Scania e Northvolt revelam bateria para 1.5M de km

A Scania e a Northvolt, ambas empresas suecas, criaram uma bateria para camiões eléctricos que tem longevidade para 1.5 milhões de quilómetros.

Além da autonomia, também a questão da longevidade das baterias é um elemento fulcral para a adopção de veículos eléctricos, particularmente no caso de veículos profissionais de uso intensivo como os camiões.

Fabricada inteiramente usando energias renováveis, as novas células da Northvolt não só têm uma pegada de carbono que é um terço da de outras baterias no mercado, como conseguem atingir uma longevidade suficiente para atingir (ou até superar) 1.5 milhões de quilómetros num camião. Uma distância que praticamente assegura que a bateria durará toda a vida útil do veículo sem preocupação com trocas devido à degradação da bateria.

A Scania vai criar uma nova fábrica de baterias ainda este ano, na sua cidade natal de Södertälje na Suécia. E considerando que a Scania AB é uma subsidiária do Traton Group que é uma subsidiária do grupo Volkswagon, é de imaginar que as vantagens desta bateria possam em breve expandir-se a outras marcas da família VW.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)