2023/05/24

Câmara do Surface Pro X deixou de funcionar

As câmaras dos Surface Pro X deixaram de funcionar sem qualquer pré-aviso, num bug que parece estar relacionado com certificados de segurança expirados.

Por normal, qualquer técnico de informática ficaria bastante céptico quando a qualquer problema que surgisse num computador e em que o utilizador assegurasse "não ter feito nada". Normalmente, as coisas não deixam de funcionar de um dia para o outro se não se fizer qualquer alteração (excepto no caso de avarias de componentes), mas a Microsoft parece querer que assim seja.

Como se já não bastassem as aventuras com as actualizações, que muitas vezes chegam com efeitos secundários indesejados, desta vez temos um caricato caso das câmaras dos Surface pro X deixarem de funcionar por completo.
Qualquer tentativa de aceder à câmara resulta num erro "0xA00F4271 <mediacapturefailedevent> (0x80004005)".

A suspeita é que o problema tenha a ver com algum certificado de segurança expirado, já que se se alterar a data do sistema para 22 de Maio, as câmaras voltam a funcionar. Infelizmente, manter a data no passado acaba por ter outras consequências adversas, impedindo a autenticação e acesso a alguns sites e serviços, pelo que será conveniente que a MS resolva este problema rapidamente.


Actualização: a Microsoft lançou uma solução provisória, dando a entender que a culpa é de um driver da Qualcomm.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)