2023/05/30

Microsoft desenrasca bug da câmara nos Surface Pro X

A MS lançou uma correcção temporário para o bug da câmara dos Surface Pro X, que deixou de funcionar a 23 de Maio.

Apesar de já se ter passado quase um quarto de século desde o receio da mudança de ano e o famoso "bug do ano 2000", continuamos a lidar com bugs relacionados com datas. Desta vez a data problemática foi 23 de Maio, dia em que a câmara dos Surface pro X deixou de funcionar.

Na altura suspeitava-se que o problema estaria relacionado com um certificado de segurança expirado, já que alterando-se a data para o dia anterior, a câmara voltava a funcionar sem problemas. E agora a MS dá a entender que o problema estará relacionado com o driver de câmara da Qualcomm, dizendo que está a aguardar que sejam eles a disponibilizar um driver actualizado. Até lá, a MS disponibiliza uma correcção provisória que permitirá o funcionamento da câmara, embora com qualidade reduzida e sem algumas das funcionalidades.

Nem a Microsoft está imune a ficar de "mãos atadas" e dependente do tempo que um fornecedor externo - neste caso a Qualcomm - demorar a resolver o problema.

2 comentários:

  1. Este problema também surgiu no meu Surface 7 Pro. De um momento para o outro a câmara deixou de funcionar e não conseguia fazer login pelo Microsoft Hello. Entretanto fez uma actualização e voltou a funcionar.

    ResponderEliminar