2023/05/22

Ford não promete condução autónoma nas cidades para breve

Contrastando com a posição da Tesla, a Ford diz que o seu sistema de condução autónomo de nível 3 não deverá ser capaz de lidar com condução citadina nos próximos anos.

Em vez de prometer capacidades de condução autónoma para o seu sistema BlueCruise "para breve", a Ford está a adoptar uma posição bastante mais honesta e realista. Neste momento está em fase de avançar as capacidades do sistema, do nível 2 para o nível 3.

O BlueCruise é neste momento um sistema de nível 2, capaz de controlar a aceleração e travagem do carro, mantê-lo centrado na via de circulação, e podendo lidar com a mudança de via. O condutor pode retirar as mãos do volante e os pés dos pedais, mas necessitam de manter atenção constante e podem ter que assumir o controlo do veículo de forma imediata a qualquer momento. Com a evolução para o nível 3, o automóvel será capaz de lidar com mais situações e permitir que o condutor possa tirar os olhos da estrada por alguns momentos, embora possa ser chamado a assumir o controlo dentro de um determinado período de tempo. É um sistema que muitos dizem ser "perigoso", pois fica numa zona em que pode criar uma falsa ilusão de capacidades, levando o condutor a assumir que o carro consegue conduzir sozinho, mas nem sempre.
Um dos executivos da empresa diz que a Ford não irá disponibilizar o sistema de nível 3 em 2025, e que mesmo assim, numa fase inicial, o sistema provavelmente não será capaz de lidar com condução citadina, com peões e sinais de trânsito em ambientes complexos.

Se será melhor opção do que dizer que "está quase, chega para o ano" há meia dúzia de anos consecutivos, isso ficará ao critério de cada um.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)