2023/05/08

Google injecta publicidade nas pesquisas na Google Play Store

A Google parece estar desesperada por injectar publicidade em todos os locais possíveis, incluindo nas pesquisas na Google Play Store.

A Play Store já tem muitos locais dedicados à publicidade e conteúdos "sugeridos", mas a Google está a esforçar-se por arranjar ainda mais alguns.

Quando se clicava na caixa de pesquisa na Play Store, os utilizadores tinham acesso às quatro últimas pesquisas feitas. Agora, a Google vai passar a apresentar até três linhas de conteúdos sugeridos ou patrocinados, com o histórico do utilizador a aparecer abaixo disso.

Embora acabe por ser irrelevante para a maioria dos utilizadores, que já se terá tornado especialista a ignorar publicidade indesejada, é uma medida que parece demonstrar que a Google está cada vez mais afastada dos seus utilizadores, e também cada vez menos preocupada com aquilo que queiram ou pensem sobre a empresa.

Infelizmente, parece ser um ciclo comum (e inevitável?) que todos os grandes impérios passam, e que normalmente parece estar associado ao início do seu declínio. Mas só o tempo dirá se será este o caso, sendo certo que, de uma forma ou de outra, garantidamente não irá contribuir para que os utilizadores sintam simpatia pela empresa caso, no futuro, venham a ser confrontados com possíveis serviços alternativos.

3 comentários:

  1. Clara degradação na qualidade do serviço percecionado.

    ResponderEliminar
  2. Até na app de Gmail agora aparece publicidade. Já para não falar de publicidade no YouTube em vídeos de 30 segundos.

    Já começa a ser um desespero da parte deles.

    ResponderEliminar
  3. Isso é normal, já estou acostumado.

    ResponderEliminar