2023/05/20

Leitor de Manga com ESP8266

Este projecto usa um económico ESP8266 e um pequeno LCD para fazer um leitor portátil capaz de apresentar Manga, ou qualquer outro tipo de banda desenhada, imagens, ou fotos.

Apesar de alguma complexidade na concretização deste projecto Manga Reader, na sua essência trata-se de um projecto bastante simples, onde temos como componentes essenciais o microcontrolador ESP8266 e o LCD.

No entanto, há que dizer desde já que não se trata de um projecto cujo nome seja completamente honesto. É que, devido às limitações do pequeno ESP8266, não temos a capacidade de lhe atirar ficheiros num cartão de memória para ele apresentar no ecrã. As imagens apresentadas são convertidas por um programa externo, que as transforma de imagens em código que é gravado directamente no ESP8266. Ou seja, a placa fica limitada a apresentar sempre o mesmo ciclo de imagens pré-gravadas, até que se volte a regravar o programa no ESP8266.


Se o objectivo fosse ter um verdadeiro leitor de ebooks ou banda desenhada, poderia ser mais vantajoso começar logo com um Raspberry Pi, que já seria mais adequado para esse tipo de tarefa. E, na eventualidade de o quererem usar como moldura digital para apresentar frames icónicos de livros manga ou outras bandas desenhadas, também não seria má ideia considerarem a utilização de um ecrã e-ink, que resultaria numa imagem final mais adequada e com a grande vantagem de não consumir energia a apresentar imagens estáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)