2023/05/24

Spotify vai usar AI para publicidade em podcasts na voz dos apresentadores

O Spotify está a preparar um sistema que permitirá gerar publicidade automática nos podcasts usando a voz dos respectivos apresentadores.

Estamos numa era em que os sistemas de replicação de voz vão ficando cada vez mais disseminados e acessíveis - a própria Apple vai permitir recriar mensagens na voz do utilizador - e também o Spotify quer tirar partido disso.

Normalmente, nos podcasts com publicidade, chega-se a uma secção em que o apresentador narra o bloco publicitário. Mas o Spotify quer dispensar a necessidade de gravar essa secção, em vez disso gerando automaticamente os blocos de publicidade áudio, mas replicando a voz do apresentador, para se manter o mesmo estilo habitual.

Isto não só simplifica a vida aos podcasters, como dá muitas mais opções a nível de injecar publicidade dinâmica, que possa variar de acordo com as regiões, época, etc. sem necessidade de regravações constantes por parte dos podcasters.


Claro que se pode argumentar que, se se vai fazer isto, então não será descabido que daqui por mais uns tempos se possam ter podcasts criados de forma completamente artifical, escritos por uma AI ao estilo do ChatGPT, e lidos por estes sistemas na voz que se quiser.

2 comentários: