2023/05/16

Apple mostra modo simplificado no iOS e com síntese na voz do utilizador

A Apple revelou algumas novas funcionalidades de acessibilidade que chegarão com o iOS 17 no final do ano, incluindo a simulação da voz do utilizador.

Desde o início que a Apple se tem preocupado em tornar os iPhones e iPads acessíveis a todas as pessoas, não importa que tipo de limitações possam ter. O iPhone foi um dos primeiros smartphones que se tornou num sucesso entre utilizadores cegos, e desde então que as opções de acessibilidade não têm parado de ser melhoradas.

Para a próxima ronda de melhorias, temos a possibilidade de transformar o iPhone num smartphone com interface bastante mais simplificado, apresentando apenas as funções principais, com textos e botões de grandes dimensões.
Mas a funcionalidade que se revelará mais original em termos tecnológicos, é o Live Speech, que permite transformar frases escritas em voz, simulando a voz do próprio utilizador.

Para isso será necessário que o utilizador treine o sistema, num processo que demora cerca de 15 minutos, e que a Apple assegura que é feito no dispositivo, para que não haja receio de que o modelo da sua voz esteja a ser enviado para a cloud e possa ser replicado sem o seu consentimento. Depois deste processo realizado, o utilizador pode simplesmente escrever mensagens, e estas serão faladas na sua voz, quer durante chamadas de voz e vídeo, quer localmente, para comunicação falada mesmo em circunstâncias em que não tenha capacidade ou possibilidade de falar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)