2023/05/16

Google lança domínios .zip e .mov e vai gerar o caos

A Google anunciou uma série de novos domínios TLD na internet, mas há dois que estão a gerar grande preocupação: o .zip e o .mov.

A Google apresentou uma série de novos domínios top-level que detém e que ficam disponíveis para registos pelo público em geral.

Os domínios são: .dad, .phd, .prof, .esq, .foo, .zip, .mov e .nexus; e são precisamente os domínios .zip e .mov que se revelam problemáticos, e que estão a dar origem a uma onda de protestos da comunidade de segurança. Isto porque, como facilmente se pode imaginar, ter domínios na internet que coincidem com extensões populares de ficheiros - .zip dos ficheiros comprimidos, e .mov dos ficheiros de vídeo - será seguramente utilizado para facilitar ataques, complicando o processo dos utilizadores diferenciarem entre um ficheiro local ou um domínio na internet; como demonstra este financialstatement.zip.

Também não ajudará que a Google esteja a permitir o registo de domínios que demonstram desde logo ter propósitos maliciosos, como domínios com nomes de ficheiros de instalação ou de actualização do Windows e outros programas.
Para muitos administradores de sistemas, a opção mais simples é simplesmente bloquear todos os domínios .zip e .mov e cortar o mal pela raiz. Mas vamos aguardar para ver que tipo de "resultados práticos" estes novos domínios da Google irão ter... e se não irá acabar por ser uma dupla barracada, primeiro por ter permitido tal coisa, e depois por ser forçada a recuar e prejudicar todos os que investiram nestes domínios.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)