Depois das subscrições, o Twitter vai permitir a cobrança por artigo para quem não quiser pagar uma subscrição mensal. A ideia é que, em vez de criar uma única paywall que impede a leitura dos artigos a quem não pagar uma subscrição mensal de acesso a um site noticioso, esses conteúdos fiquem acessíveis mediante um pagamento directo para leitura de cada artigo específico. Um pagamento que Elon Musk faz questão de esclarecer que seria mais elevado (por artigo).
A ideia não é nova, e na verdade é algo que tem sido tentado há muito (sem sucesso). O principal entrave é que não existe nenhuma forma fácil e rentável de gerir potencialmente milhões de transacções de baixo valor, e poucas pessoas estariam dispostas a criar contas em múltiplas plataformas noticiosas (e ceder-lhes dados de pagamento) para esse efeito. No caso do Twitter, isso ficaria resolvido, pois funcionaria como plataforma central, ao estilo de uma App Store ou Play Store.
Rolling out next month, this platform will allow media publishers to charge users on a per article basis with one click.
— Elon Musk (@elonmusk) April 29, 2023
This enables users who would not sign up for a monthly subscription to pay a higher per article price for when they want to read an occasional article.…
Teremos que aguardar para ver como as coisas resultam. À partida, tendo em conta o sentimento negativo em torno do Twitter e gestão de Elon Musk, parece difícil que a proposta de pagar para ver artigos possa vir a ter sucesso. Por outro lado, já vimos o poder que uns "empurrões" das plataformas tecnológicas podem ter. Basta relembrar como a Apple incentivou a transição dos pagamentos únicos nas apps para a fórmula de subscrição, e ver a praga em que isso se tornou!
Sempre a inovar também já cansa ó Musk.
ResponderEliminar