2023/06/08

Empresa chinesa promete bateria à prova de frio e calor

A Greater Bay Technology diz ter criado uma bateria imune à temperatura, mantendo a autonomia e capacidade de carregamento rápido quer esteja frio ou calor.

O impacto da bateria no funcionamento das autonomias é algo que os utilizadores têm que ter em conta, especialmente quando se fala de automóveis eléctricos, onde a utilização de um carro em temperaturas negativas pode significar uma redução da autonomia de 30%. Mas em breve poderemos ter baterias que tornam irrelevante circular a baixas temperaturas ou sob um sol abrasador.

A Guangzhou Juwan Technology Research / Greater Bay Technology é uma startup chinesa que se tem dedicado à criação de baterias com tecnologia avançada, e que apesar da sua juventude (tem apenas três anos) já lançou células de carregamento rápido XFC que já está a ser usadas por fabricantes na China. Estas células permitem o carregamento total em apenas 15 minutos, e são seguidas pela nova geração de células Phoenix EV.

A empresa diz que estas células possibilitam carros com autonomia para 1000 km e, não menos importante, com desempenho garantido independentemente da temperatura exterior. Utilizando um sistema de gestão de temperatura inovador que utiliza a própria estrutura interna das células, estas baterias podem ser carregadas de 10% a 80% em apenas 6 minutos, e enfrentar temperaturas de até -20°C.
Como benefício adicional, a estrutura das células faz com que também sejam mais resistentes fisicamente a danos resultante de colisões ou perfuração das células.

Normalmente, este seria o tipo de avanço que seria apresentado e nunca se saberia quando é que seria aplicado em produtos no mercado. Mas, tendo em conta as provas dadas, fica-se com bons motivos para acreditar na promessa de que estas baterias já estarão a circular nas estradas no próximo ano, começando pelos automóveis da GAC Aion, e seguramente não faltando outros interessados. O maior problema será mesmo ter capacidade de produção suficiente para as encomendas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)