E se, quando mais precisassem do vosso iPhone, ele vos apresentasse uma mensagem de indisponível, obrigando-vos a esperar uma hora?
A dependência num smartphone pode deixar-nos desamparados quando mais deles necessitamos, e foi precisamente isso que me aconteceu durante uma caminhada pelo Gerês.
Por norma, levar o smartphone numa caminha por montes e montanhas é algo que é feito sem incidentes, permitindo verificar a localização via GPS, captar fotos e vídeos ocasionais, e também revelando como um sinal 5G no topo de uma montanha rapidamente se transforma num "sem rede" ao descer para um vale. Tudo isso são coisas normais, mas desta vez deparei-me com um fenómeno inédito.
No final da viagem, quando me preparava para iniciar a viagem para casa, o iPhone revelou um comportamento estranho, não permitindo o desbloqueio da forma habitual via Face ID (pegar no iPhone e olhar para ele), nem tão pouco de forma manual fazendo o gesto de deslizar no ecrã (que nem sequer fazia aparecer o pedido de código PIN). Pensei que pudesse ser mais um daqueles casos que poderia ser resolvido através de um reboot, mas isso atirou-me para um inesperado ecrã de "iPhone indisponível - tente novamente em 1 hora / iPhone unavailable - try again in 1 hour"!
Ora, este é comportamento esperado no caso de se ter falhado ao introduzir o código no iPhone por diversas vezes, mas que não foi deliberado, já que o iPhone seguia numa bolsa na alça da mochila (e durante todo o dia, nunca deu qualquer indicação de ter feito qualquer tipo de tentativa de desbloqueio inadvertida). No entanto, foi isso que aconteceu, e para apresentar um período de espera de uma hora, significava que já tinha passado por vários outros bloqueios - o tempo de espera vai aumentando progressivamente a cada tentativa errada.
É certo que, mesmo neste modo bloqueado o iPhone permite fazer chamadas de emergência (incluindo os pedidos via satélite no caso de não se ter rede), mas neste caso tratava-se apenas de querer dar uso de conveniência - usar o Waze no carro - e para o qual tive que esperar uma hora para poder fazer; sendo que no final do tempo de bloqueio, lá permitiu fazer o desbloqueio da forma habitual com código PIN e regressar ao funcionamento normal.
A grande questão é, não havendo uma explicação lógica para as tais tentativas acidentais falhadas de desbloqueio, fico um pouco preocupado da próxima vez que levar o iPhone a passear para o monte...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Nas Minas dos Carris Acontecem Coisas Estranhas...
ResponderEliminarNunca se deve por os ovos todos no mesmo cesto...
ResponderEliminarEle faz isso porque é tão inteligente que acha que estás em risco e assim poupas bateria caso necessites de ajuda, ele assume que és um homocitadinium e não um Neanderthal, neste último caso podes sempre usar o Fantástico Ulefone com rádio CB walkie talkie e bateria 10 mil amperes, GPS compatível.em 5 continentes e 4G de última geração nos 5 continentes e quando não houver NET tens rádio FM sem auricular E comunicação Walkie talkie.
ResponderEliminarNunca te vai pregar essa partida porque é android puro.
Também é verdadeiramente robusto com todas as resistências exigidas a nível militar inclui até câmera para fotos subaquáticas com nitidez ou vídeos