2023/06/27

Microsoft quer levar o Windows para a cloud

A Microsoft quer transferir progressivamente o Windows 11 para a cloud, expandindo o programa Windows 365 ao público em geral.

À semelhança do Office 365, a Microsoft também já disponibiliza um Windows virtual na cloud através do Windows 365. Este é um serviço que por agora está limitado a clientes comerciais, mas que a Microsoft quer alargar a todos os utilizadores.

Com o Windows 365 Boot, os utilizadores poderão arrancar um computador directamente para o Windows na cloud sem necessidade de terem um sistema operativo instalado, facilitando o processo de usar o Windows em qualquer máquina (desde que tenha ligação à internet, obviamente). Para quem tiver uma instalação local do Windows, também haverá maior integração com o Windows 365 Switch, que permite ter estes computadores windows na cloud como se fossem ambientes desktop virtuais na máquina local.
É uma estratégia que se enquadra perfeitamente na linha que a MS tem seguido (com coisas como o Game Pass na Xbox e PC), e que também lhe asseguraria uma fonte de rendimento recorrente para o Windows, passando de vendas únicas para a modalidade de subscrição que as empresas tanto adoram, e que também ajudaria a pagar serviços como o assistente AI, que de outra forma apenas representa despesa contínua para a MS.

Resta saber se os consumidores estão dispostos a aceitar que o sistema operativo se torne em mais uma despesa mensal a somar a todas as outras mensalidades...

4 comentários:

  1. O futuro do capitalismo será, obviamente, esse: assinatura mensal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O linux já é uma alternativa muito viável. Quando isso acontecer, já não tenho razão para continuar com windows.

      Eliminar
  2. É inevitável que tanto o Windows como o Office passem a ser comercializados como serviços de subscrição, sem possibilidade da edição de retalho. O primeiro a acabar será o Microsoft Office, ao que parece o 2021 foi a última edição de retalho, daqui para a frente será Microsoft 365 sempre a pagar mensal/anual. O Windows será o próximo. Até a maioria dos softwares de faturação já são assim.

    ResponderEliminar
  3. Isto das mensalidades parace um problema crescente... mas acho que só duram porque nós os utilizadores vamos atrás. Não sei se é futuro certo.

    ResponderEliminar