2023/07/05

ChatGPT e Bing perdem protagonismo

Apesar do furor inicial que tiveram, tanto o ChatGPT como o Bing com AI parecem estar a perder o interesse dos utilizadores.

Segundo dados da Sensor Tower, em Junho a app do ChatGPT para iOS e a app do Bing registaram uma redução de 38% nos downloads face ao mês anterior. É um valor que pode indicar que, depois da fase de curiosidade inicial, se está a entrar numa fase em que o mercado regressa à "vida normal"; mas mais importante seria saber, entre aqueles que descarregaram a app, quantos é que continuam a dar-lhe uso continuado e regular.

Entre as startups e empresas tecnológicas, o objectivo é ter sempre um número crescente de novos utilizadores, mas isso acaba por ser algo insustentável e que em muitos casos acaba por se auto-nivelar. O ChatGPT tem utilidade prática, mas continua a ser algo que apenas uma percentagem reduzida das pessoas utiliza regularmente, com a maioria das pessoas a usá-lo apenas como "curiosidade" e acabando por abandoná-lo assim que essa fase é ultrapassada.

Isto poderá representar más notícias para a Microsoft, que tem feito forte aposta no ChatGPT e tecnologias AI, se vier a demonstrar que as pessoas não estão tão cativadas pelas tecnologias AI quanto se poderia pensar. Por outro lado, bastará à MS ir disponibilizando ferramentas AI de utilidade prática (no Office, Windows, Bing, etc.) para que, independentemente do que acharem das tecnologias AI, os utilizadores inevitavelmente irão começar a dar-lhes uso por lhes poupar tempo e trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)