Os actores queixam-se que os estúdios estão a preparar caminho para captarem o seu rosto e imagem, e usar as suas versões digitais para fazer filmes no futuro sem qualquer compensação adicional.
Nos últimos anos temos visto a indústria cinematográfica a recorrer cada vez mais à tecnologia CGI para recriar actores já falecidos, ou para rejuvenescer actores idosos de modo a apresentá-los tal como eram há algumas décadas. Isso é algo que se irá tornar cada vez mais frequente, mas os actores não estão muito agradados quanto aos termos de como isso irá ser feito.
O sindicato de actores SAG-AFTRA (Screen Actors Guild - American Federation of Television and Radio Artists) norte-americano entrou em greve, e um dos pontos que para isso terá contribuído tem a ver com os estúdios quererem fazer o scan digital dos actores, por um valor irrisório, mas depois ficar com os direitos para poderem utilizar a versão digital do actor onde e como quiserem, sem qualquer compensação adicional para os mesmos.
O grupo que defende os produtores, AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers) já veio dizer que isso foi mal interpretado, e que não se tratava de poder usar as imagens em projectos futuros sem compensação, mas também não entrou em detalhes quanto aos supostos valores prometidos serem justos para os actores ou não.
O que é certo é que, a bem ou a mal, com ou sem consentimento, a tecnologia facilmente permitirá pegar num qualquer actor ou actriz e replicá-lo - tal como já acontece com os muitos vídeos deepfake que circulam pela internet, feitos por pessoas amadoras ou simples curiosos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)