Depois da câmara periscópica esperada no iPhone 15 Pro Max, a Apple poderá ir mais além no próximo iPhone 16 Pro Max.
Para esta ano espera-se que a Apple adopta, pela primeira vez num iPhone, uma câmara com objectiva periscópica que permitirá ter uma câmara telefoto com maior factor de aproximação (e que também facilita a criação do efeito de fundo desfocado). Esta câmara este ano será aplicada apenas no iPhone 15 Pro Max, e no próximo ano devendo ser aplicada aos dois modelos Pro - motivo pelo qual a Apple poderá querer manter a diferenciação do iPhone 16 Pro com uma objectiva ainda mais avançada.
A câmara telefoto do iPhone 16 Pro Max poderá ter uma equivalência de 300 mm, muito para além dos 77 mm da câmara telefoto dos iPhone 13 Pro e 14 Pro. Também deverá adoptar um sensor 12% maior do que os actuais modelos Pro, passando de 1/1.28" para 1/1.14 (ainda assim não chegando ao sensor de 1" que já é usado nalguns smartphones, embora com consequências a nível do seu tamanho e volume).
Mais interessante seria se a Apple efectivamente aplicasse uma objectiva periscópica zoom, com factor de ampliação variável em vez de fixo, pois já vimos fornecedores a disponibilizar esse tipo de componente. Infelizmente, o facto de ainda nenhum outro fabricante ter adoptado essas objectivas periscópicas zoom móveis faz com que seja muito pouco provável que a Apple arrisque numa tecnologia que ainda não demostrou a sua fiabilidade no terreno. Mas, há sempre espaço para surpresas, e ainda temos mais de um ano pela frente, pelo que tudo é possível.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)