Muito automóveis já vêm equipados com sistemas que detectam o limite de velocidade do local onde circulam, mas que normalmente se baseiam também na informação de GPS e dos mapas de navegação. Este novo sistema da Mobileye, que já recebeu homologação europeia, vai bastante mais além.
O sistema da Mobileye não necessita de mapas ou localização GPS, usando apenas a informação visual captada pelas câmaras. Mas, também não se limita a identificar os sinais de limite de velocidade; o sistema pode inferir a velocidade com base noutra sinalização, como zonas de escolas. Também promete detectar a velocidade adequada mesmo sem qualquer sinalização com base no tipo de estrada, reconhecer a entrada em áreas citadinas, e até reconhecer sinais futuros (que ainda não existissem à data do lançamento do carro) com base na "assinatura" visual dos sinais.
Mobileye is introducing the world’s first vision-only Intelligent Speed Assist solution following its homologation across Europe.
— Mobileye (@Mobileye) July 18, 2023
The #cameraonly solution, expected to be launching in production vehicles with an automaker this year, helps global automakers meet new EU standards… pic.twitter.com/FEaxBMJL7D
Outro dos avanços face aos sistemas actuais, é a capacidade para reconhecer diferentes limites de velocidade em função da via de circulação.
A Mobileye diz haver já um grande fabricante que lançará modelos com este sistema na Europa ainda este ano, e que no próximo ano o sistema será também adoptado por três outros fabricante de automóveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)