2023/07/21

Tesla permite transferência do modo FSD para novo carro - mas só nos próximos 2 meses

A Tesla ouviu as queixas dos clientes e vai permitir que transfiram o modo FSD para um novo carro - mas só se comprarem o novo Tesla neste trimestre.

Depois de quase uma década a vender o sonho de uma opção que ainda não concretizou, a Tesla dá um ligeiro sinal de auto-consciência ao permitir que os clientes que já pagaram pela função FSD no seu actual Tesla (e que nunca a receberam) poderão transferir a funcionalidade para um novo Tesla. No entanto, essa aparente boa intenção rapidamente é desmascarada como uma forma descarada de promover o volume de vendas neste trimestre - com a Tesla a estar a dar tudo por tudo para obter novo recorde de vendas para este ano. É que este processo de transferência do modo FSD apenas será válido durante os próximos dois meses, para os novos Teslas comprados este trimestre.

A promessa do FSD, que está sempre "quase a chegar", há muito que se tornou num ponto que mesmo os fãs da Tesla não conseguem evitar criticar. Basta relembrar que, embora seja uma opção pelo qual pagam 15 mil dólares nos EUA, é drasticamente subvalorizada se se tratar da Tesla a retomar o carro. E com isso, de cada vez que um cliente Tesla compra um novo carro, ficar a perder duplamente, tendo que voltar a pagar o preço actual e inflacionado do modo FSD apesar de já o ter pago no seu Tesla anterior.

Parece inevitável que, no futuro, a Tesla acabe por ser forçada a permitir a transferência do modo FSD de um carro para um novo carro - e, nesse sentido, esta actual possibilidade temporária acaba por ser um bom precedente. Mas, por agora, o actual volume de vendas faz com que isso não pareça uma prioridade para a Tesla, que prefere usar esta opção como forma de incentivo para vender mais carros. A grande questão é: será que quando chegar a altura de trocar este novo carro por outro, a Tesla já terá finalmente disponibilizado o FSD funcional pelo qual os clientes pagaram, ou será que é algo que continuará a estar "quase a chegar"? E já nem vale a pena perguntar a Elon Musk, que parece estar num mundo à parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)