2023/08/08

Dongfeng Voyah Free com autonomia para 1200 km

A Dongfeng está a preparar uma remodelação do seu SUV Voyah Free, que chega com autonomia de 1200 km - mas com batota.

Seria impressionante ver um SUV eléctrico com uma autonomia de 1200 km, e depressa se percebe que as contas não batem certo ao se descobrir que este Voyah Free vem com um pack de baterias de apenas 37.55 kWh. É aí que entra a parte da batota, pois embora se trate de um carro eléctrico no sentido em que a sua propulsão é feita apenas por motores eléctricos, o segredo da sua autonomia está num motor de combustão de 1.5L que funciona como gerador para carregar a bateria e proporcionar a autonomia anunciada.
Os seus dois motores eléctricos oferecem uma potência combinada de 360 kW e 720 Nm, e a marca mantém um sistema de três ecrãs na consola frontal, assistidos por dois touchscreens para os passageiros na fila de trás. A Dongfeng também fez uma parceria com a Baidu para oferecer o sistema de assistência à condução Apollo Highway Driving, que promete ser um sistema de nível 4 (dispensando a atenção do condutor) nas autoestradas e também conseguindo conduzir sozinho nas estações de serviço.

Na China o anterior Voyah Free tinha um preço a começar nos 51 mil euros, e é de esperar que o patamar de preços seja mantido nesta nova versão.

3 comentários:

  1. Nissan qasquai e power já é assim. Acho q se vendem há um ano, desta forma, e vendem se em Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a msm coisa. Pelo que sei o epower é um híbrido normal. Não tem um extensor de autonomia.
      Mas confesso que sem certeza.

      Eliminar
    2. Dos primeiros a usar isto, penso que foi o Opel Ampera. O BMW i3 disponibilizava um pequeno extensor de autonomia como opcional.

      Eliminar