2023/08/01

Google Assistant vai ter capacidades do Bard e ChatGPT

A Google diz que em breve o Google Assistant ganhará capacidades idênticas à do Bard e ChatGPT, entrando numa nova era dos assistentes AI digitais.

Uma das coisas que os sistemas AI como o ChatGPT vieram demonstrar, foi o quão limitados e ultrapassados são os actuais assistentes digitais tradicionais, como o Google Assistant, Siri e Alexa. Apesar de algumas melhorias ao longo dos anos, estes assistentes têm-se mantido praticamente inalterados desde o seu lançamento, e a sua promessa de se tornarem assistentes multifuncionais tem deixado bastante a desejar.

Com os novos modelos AI, como o Bard da Google e o ChatGPT da OpenAI, poderemos finalmente ter assistentes que nos percebem se que nos tenhamos que preocupar em dizer as frases formatadas da forma correcta.

Infelizmente, por agora isso parece ter tido como efeito imediato o despedimento de dezenas de engenheiros da Google da equipa do Google Assistant, com um novo grupo a dedicar-se desde já à aplicação da tecnologia AI melhorada. Também não foi dito quando é que os utilizadores poderão esperar ver este novo Google Assistant AI em acção, sendo apenas dito que é algo que deverá começar por ser aplicado nos dispositivos mobile.

1 comentário:

  1. Para aqueles que não conhecem como funcionam estas tecnologias, o tipo de tecnologia de conversação do Google Assistant, Siri, etc. permite que todas as respostas do assistente sejam controladas praticamente a 100%, não permitindo normalmente a geração de novas respostas sem que sejam parte dessa lista de respostas suportadas, sendo que a inteligência reside em saber identificar qual a melhor resposta para o que o utilizador disse (nada mais que um problema de classificação). Já o Bard, ChatGPT, etc. são A.I. geradoras e simplesmente geram respostas que ninguém sabe quais são à priori. Isto impõe um risco enorme pois não é 100% previsível, apesar de existirem mecanismos de "censura" que permitem rejeitar conversas sobre determinados conceitos. Estou curioso para entender como é que o Google vai implementar esta tecnologia em larga escala de forma controlada, pois mesmo actualmente com o ChatGPT é possível dar a volta um pouco à censura mais obvia, acredito que possa vir a ser o próximo padrão para interfaces conversacionais do futuro!

    ResponderEliminar