2023/08/15

Táxis autónomos voltam a entupir trânsito em São Francisco

As queixas quanto ao comportamento dos táxis autónomos em São Francisco continuam.

São Francisco, que tem sido uma das cidades onde têm sido realizados testes de táxis autónomos sem condutor, de empresas como a Waymo e Cruise, deu recentemente autorização para expansão da sua operação para 24 horas por dia - sendo que até então estavam limitados a circular apenas em horário nocturno com menor fluxo de trânsito. E, como muitos tinham avisado, os efeitos não demoraram a fazer-se notar.

Logo no dia seguinte houve mais um caso de um táxi autónomo a bloquear a passagem de um camião dos bombeiros, e que não tendo cedido passagem, obrigou a que o camião tivesse que recuar por uma avenida movimentada perdendo considerável quantidade de tempo.
Mas, talvez mais caricato, foi um mega congestionamento causado por uma dezena de carros da Cruise, que bloquearem completamente várias estradas nas imediações de um festival de música, porque a zona estava com a rede móvel saturada e os carros deixaram de conseguir comunicar com o seu centro de controlo.
Seria o tipo de problemas que a operação em ambiente nocturno deveria ter permitido detectar, e que deveriam ter sido abordados antes de permitir a expansão do programa às 24 horas por dia.

Estão a imaginar o que será lidar com um caso em que um veículo de emergência médica não chegue a tempo de salvar a vida a uma pessoa, porque teve um carro sem condutor que se manteve imóvel na estrada e impediu a sua passagem?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)