2023/08/27

WordPress.com lança registo de domínios para 100 anos

O WordPress.com está a disponibilizar um plano de 100 anos, que inclui o domínio e alojamento assegurado por um século.

Se há coisa que as décadas têm demonstrado, é que nem sempre aquilo que está na internet dura para sempre. São frequentes os sites que encerram, e até os impérios digitais colapsam. Para quem quiser paz de espírito a longo prazo, o WordPress.com propõe o seu novo plano para um século. O preço, uns módicos 38 mil dólares, o que dá um custo de 380 dólares por ano, ou de 31.6 dólares por mês.

O novo plano de 100 anos do WordPress.com inclui a garantia do serviço, incluindo o domínio, alojamento, backups, e suporte técnico, durante cem anos.


A ideia não deixa de ser curiosa do ponto de vista de quem se preocupa com a "longevidade digital" (uma das coisas referidas é para os pais deixarem um legado digital para os filhos), mas tal como referimos no início, nada dura para sempre, e até grandes plataformas digitais podem eclipsar-se no espaço de uma década. Se por agora tudo parece ser risonho e sustentável para o WordPress.com, é impossível prever como as coisas estarão daqui por 10, 20, 50 anos.

Se calhar será melhor ideia pegar numa fracção daquele valor e comprar Bitcoins, e deixar isso como legado para o filho, esperando que daqui por umas décadas possa ajudá-lo a pagar o curso universitário, ou até comprar casa, em vez de uma página web numa plataforma que daqui a 20 anos poderá ter tanta relevância como o MySpace ou Geocities hoje em dia. :)

2 comentários:

  1. É uma ideia interessante. Mas é tão improvável que consigam manter por 100 anos como é improvável que o bitcoin exista daqui a 100 anos.
    Porquê? Porque entretanto terá acontecido a dita III guerra mundial, catástrofes gigantescas, doenças várias que matam em larga escala... enfim tudo coisas que faz qualquer empresa bem intencionada ser incapaz de cumprir.
    Mas se tiver 38 mil dólares para gastar sem qualquer problema, pelo menos é de esperar que realmente consigam manter pelo tempo máximo possível até que as condições sociais/ políticas o impeçam.

    ResponderEliminar
  2. O mundo não acabará dentro de 40 anos, mas a escassez de recursos que os nossos descendentes irão obter trará guerras.

    E com as guerras, serviços que não sejam essenciais serão desativados.

    Quero acreditar que conseguirão 50 anos de serviço ininterrupto...

    https://www.dn.pt/vida-e-futuro/cientistas-apontam-para-o-colapso-da-civilizacao-num-prazo-de-40-anos-12500692.html

    ResponderEliminar